A primavera está aí à porta. Com ela chegam os dias mais quentes e a vontade de passar mais tempo lá fora, no jardim ou na varanda. Mas a verdade é que o interior da casa também pode e deve ser decorado para refletir a chegada da nova estação do ano.
Deixamos cinco dicas simples para preparar a sua casa para esta bonita época do ano:
Trocar os têxteis
Trocar os têxteis por outros mais leves, que mantenham o nível de conforto em casa, mas que se adequem mais à nova estação. Tentar escolher têxteis em tons de cores mais claras ou que evocam a natureza para um toque extra de primavera. Isto é válido para mantas, cobertores, almofadas e até tapetes.
Decorar com flores
Esta é a estação em que começam a despertar e a colorir o mundo com as suas cores. Se tiver um jardim, usar algumas das flores para decorar o interior da casa, colocando uma mistura das suas preferidas numa jarra com água, para se conservarem mais tempo. Também pode comprar flores numa florista e usá-las para dar mais vida à sua casa. As jarras não precisam de ser muito decoradas, e pode até reutilizar frascos de vidro para criar uma jarra totalmente personalizada.
Alterar as paredes de casa
Esta é uma forma mais “radical” de trazer a primavera para casa, a pintura das paredes pode ser uma boa ideia. A escolha de cores alegres, como o amarelo, ou brinca com tons pastel, que também são muito adequados à estação. O verde é também uma cor muito adequada, usada em paredes de destaque para reforçar a ligação à natureza de uma dada divisão. Se não quiser pintar, pode escolher um papel de parede que seja apelativo para si e que traga a alegria e vivacidade da primavera para casa.
Plantas de interior
Seja qual for a estação, plantas de interior nunca são demais,mas a primavera traz consigo a vontade de termos ainda mais plantas dentro de casa. Se não tiver muita experiência com jardinagem, procure escolher espécies que sejam fáceis de cuidar. Catos e suculentas são uma boa opção para iniciantes, mas não precisa de se limitar a estas plantas. Caso já tenha mais experiência, pode aventurar-se com espécies que precisem de mais cuidados ou de condições específicas para sobreviverem.
Deixar a luz entrar
Depois dos dias frios e cinzentos do inverno, a luminosidade da primavera é uma bênção. Por isso, tenta que a luz natural entre ao máximo na tua casa, usando cortinas leves que deixem os raios de sol entrar. Afinal, com os dias mais longos, não há necessidade de se usar tanto a luz artificial na nossa casa. Sempre que possível, procura também ter as janelas abertas, para ajudar a arejar a casa depois do inverno e assim renovar o ar.
Fonte: Idealista